A Rosa Azul

João TM Barbosa - Vinhos
O óbvio, o fácil, o evidente não têm lugar na nossa empresa onde colaboram todos os membros da família e onde a dedicação é total para produzir o melhor, o original, o que a terra dá, tanto no Alto Alentejo como no Tejo.

Contactos

Alto da Serra
2040-063 Rio Maior
Portugal

Telefone: (+351) 243 991 429
Telemóvel: (+351) 969 841 875
Fax: (+351) 243 991 788

Email: geral@joaotmbarbosa.com

Cofinanciado por:

barra_financiamento_ue

História

Introdução

A história da nossa empresa familiar João M. Barbosa é recente se compararmos com algumas empresas Portuguesas, mas a experiência pessoal adquirida já é muita. E é fruto dessa experiência que nasceu o projecto com um conceito sui generis que promete oferecer o melhor e surpreender os amantes do vinho. Surpreender pelo vinho em si, partilhando novas experiências vínicas, novas castas, novos blends e surpreender pela forma, pela imagem que foi pensada e concebida à volta do conceito da rosa azul, símbolo da empresa, e das imagens impossíveis presente nos novos rótulos.

O óbvio, o fácil, o evidente não têm lugar na nossa empresa onde colaboram todos os membros da família e onde a dedicação é total para produzir o melhor, o original, o que a terra dá, tanto no Alentejo como no Tejo. Duas unidades modernas criadas para produzir vinhos autênticos e diferentes.

 

A Empresa

Desde pequeno que João Teodósio Matos Barbosa passeava com o seu avô, fundador da empresa Caves Dom Teodósio, observava as vinhas e o trabalho que lá se desenvolvia. É desta vivência que nasce a sua paixão pelo vinho e vontade de pertencer ao projeto familiar. Aprendeu e desenvolveu conhecimentos nas Caves Dom Teodósio, onde acabou por crescer com a empresa, caso de sucesso Português e marca referência no panorama vitivinícola nacional.

Em 1997, decidiu fundar a sua própria empresa familiar com produção a partir de uvas exclusivamente próprias, em produção integrada e biológica – vinhos de autor onde o João pode expressar-se e deixar os terroirs das duas regiões escolhidas também se expressarem.

Cada uma das duas regiões, Tejo e Alto Alentejo, têm as suas adegas e respetivas marcas: Ninfa no Tejo (Adega Porta de Teira em Rio Maior) e Lapa dos Gaivões no Alto Alentejo (Adega Valle de Junco em Esperança, Portalegre).  Nessas duas propriedades fazem-se vinhos de autor, autênticos e únicos. Qualidades reforçadas pelo facto do enchimento de cada colheita ser realizado de uma só vez.

 

1976
João Barbosa começa a vender vinho na empresa da família, as Caves Dom Teodósio
Fundação da empresa
João TM Barbosa Vinhos
1997
2000
Plantada a primeira vinha da empresa na região do Tejo, na encosta da Serra D’Aire e Candeeiros (Touriga Nacional, Aragonês e Syrah)
A empresa adquire 22 ha de terrenos nas Hortas de Baixo (Arronches) na busca de solos específicos: ácidos, pobres e de textura fina
2000
2001
Plantados 10 ha de vinha com as castas Syrah, Alicante Bouschet, Aragonês, Trincadeira, Alfrocheiro e Tinta Barroca
Primeira plantação de Pinot Noir (1 ha) procurando tirar partido de grandes quantidades de calcário activo no solo
2004
2005
Construção da adega
Valle de Junco (Arronches)
Plantados mais 1,5 ha de Touriga Nacional e Alfrocheiro
2007
2007
Construção da adega
Porta de Teira (Rio Maior)
Plantadas as primeiras castas brancas: Sauvignon Blanc e Fernão Pires
2009
A ROSA AZUL - VINHOS

Para visitar este website tem de ter idade legal para consumir bebidas alcoólicas.

Declaro ter mais de 18 anos.